quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Diga NÃO ao cigarro!



Nesta semana a Secretaria de saúde esteve presente no Programa espaço aberto. Durante a semana do Idoso, falou-se também da importância de não fumar para se ter uma melhor idade com maior qualidade de vida.

Saiba as perguntas mais freqüentes de fumantes e não-fumantes.

1) Por que cigarros, charutos, cachimbo, fumo de rolo e rapé fazem mal à saúde?
Todos esses derivados do tabaco, que podem ser usados nas formas de inalação (cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha), aspiração (rapé) e mastigação (fumo-de-rolo), são nocivos à saúde. No período de consumo destes produtos são introduzidas no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nicotina (responsável pela dependência química), monóxido de carbono (o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e alcatrão, que é constituído por aproximadamente 48 substâncias pré-cancerígenas, como agrotóxicos e substâncias radioativas (que causam câncer).

2) Quais os derivados do tabaco mais agressivos à saúde e como agem?
A fumaça do cigarro possui uma fase gasosa e uma particulada. A fase gasosa é composta por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído e acroleína, entre outras substâncias. Algumas produzem irritação nos olhos, nariz, garganta e levam à paralisia dos movimentos dos cílios dos brônquios. A fase particulada contém nicotina e alcatrão, que concentra 48 substâncias cancerígenas, entre elas arsênico, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, além de resíduos de agrotóxicos aplicados nos produtos agrícolas e substâncias radioativas.

3)Como o cigarro atua quimicamente no organismo?
A fumaça do tabaco, durante a tragada, é inalada para os pulmões, distribuindo-se para o sistema circulatório e chegando rapidamente ao cérebro, entre 7 e 9 segundos. Além disso, o fluxo sangüíneo capilar pulmonar é rápido, e todo o volume de sangue do corpo percorre os pulmões em um minuto. Dessa forma, as substâncias inaladas pelos pulmões espalham-se pelo organismo com uma velocidade quase igual a de substâncias introduzidas por uma injeção intravenosa.

4) O que causa a dependência do cigarro?
A nicotina, que é encontrada em todos os derivados do tabaco (charuto, cachimbo, cigarro de palha, etc) é a droga que causa dependência. Esta substância é psicoativa, isto é, produz a sensação de prazer, o que pode induzir ao abuso e à dependência. Por ter características complexas, a dependência à nicotina é incluída na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde - CID 10ª revisão. Ao ser ingerida, produz alterações no Sistema Nervoso Central, modificando assim o estado emocional e comportamental dos indivíduos, da mesma forma como ocorre com a cocaína, heroína e álcool. Depois que a nicotina atinge o cérebro, entre 7 a 9 segundos, libera várias substâncias (neurotransmissores) que são responsáveis por estimular a sensação de prazer (núcleo accubens), explicando-se assim as boas sensações que o fumante tem ao fumar. Com a ingestão contínua da nicotina, o cérebro se adapta e passa a precisar de doses cada vez maiores para manter o mesmo nível de satisfação que tinha no início. Esse efeito é chamado de tolerância à droga. Com o passar do tempo, o fumante passa a ter necessidade de consumir cada vez mais cigarros. De tal forma que, a quantidade média de cigarros fumados na adolescência, nove por dia, na idade adulta passa a ser de 20 cigarros por dia. Com a dependência, cresce também o risco de se contrair doenças debilitantes, que podem levar à invalidez e à morte.


terça-feira, 26 de setembro de 2006


Isso mesmo.
O programa Espaço Aberto quer trazer você ouvinte para mais perto de nós. O que você achou desta campanha?
Conte-nos. Sua opinião é muito importante.

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Liga Feminina de Combate ao Câncer

A Liga Feminina de Combate ao Câncer é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, de caráter beneficente, de assistência social, presente há mais de meio século na cidade.

Breve Histórico
A Rede Feminina de Combate ao Câncer foi fundada em São Paulo, há 60 anos, por Carmem Annes Dias Prudente .A idéia de uma associação voluntária que auxiliasse portadores de câncer foi acatada por Lygia Pratini de Morais e Florisbela Pinto de Morais, através da Liga feminina de Combate ao Câncer (LFCC), que iniciou em Santa Maria no ano de 1954.
A LFCC é liderada por mulheres voluntárias e não prevê a assistência exclusiva às mulheres, ao contrário do que muitos pensam. A partir de 1974, por decisão da Liga do Rio Grande do Sul, o núcleo local passou a atuar com mais autonomia: a liga passou a trabalhar numa sala do antigo Posto de Saúde, na Rua do Acampamento. Em 1999, as voluntárias conseguiram adquirir sede própria, localizada na Galeria Souza na Rua Dr. Bozano, 1051, que funciona até hoje.

Auxílio

Todos os pacientes assistidos pela LFCC são encaminhados através do Serviço Social do Hospital Universitário, da Universidade Federal de Santa Maria. E, uma vez cadastrados, passam a ser atendidos pela Liga, com medicamentos, auxílio para exames, transporte, e, em alguns casos, com cesta básica e fraldas descartáveis. “Nós não só prestamos auxílio aos doentes, como buscamos tranqüilizar os familiares, que, muitas vezes, são pessoas pouco instruídas”, conta a vice-presidente da Diretoria Executiva da LFCC de Santa Maria, Dalila Fagundes. O funcionamento do bazar tem o auxílio de 25 voluntárias, que trabalham de segunda a sexta-feira.

Bazar

A principal renda para realizar assistência aos doentes é proveniente das vendas do bazar, que fica na sede da LFCC. A "lojinha" é abastecida por doações de roupas, sapatos e acessórios. Trabalhando há 26 anos no bazar de Santa Maria, Eva Valdez Figueiredo explica como funciona o controle do estabelecimento: “cada produto que chega aqui é identificado com uma numeração, fica tudo registrado. Muitas vezes, as voluntárias fazem reformas nas roupas, para vender com melhor qualidade.”

Para colaborar com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, entre em contato pelo telefone (55) 3223 79 11, de segunda a sexta-feira das 9:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:30.

domingo, 17 de setembro de 2006

Teatro volta para as ruas, praças e parque!




Após quatro apresentações nas ruas, praças e escolas de Santa Maria, a trupe da Cia Mínima de Teatro volta a apresentar a sua peça “Borogodô!”. Em virtude da chuva e de um problema de saúde de uma das atrizes, a peça não pode ser encenada nos dias 13 de setembro, no Bairro Rosário e 14 de setembro na Praça dos Bombeiros e assim uma nova programação está sendo apresentada.
Tudo começa na segunda-feira dia 18 de setembro às 16 horas na Praça Monsenhor Ernesto Botton no Bairro Itararé. Logo após no dia 19 de setembro, a peça chega ao Bairro Boi Morto às 17 horas, o local é em frente à Capela Santa Catarina. No dia 21 de setembro às 17 horas o Bairro Rosário estará recebendo Didi, Gogo e seus amigos. Continuando as apresentações no dia 22 de setembro às 17 horas o Parque Itaimbé, no dia 23 de setembro às 10 horas tudo acontece na Praça Saldanha Marinho e para encerrar o palco escolhido é a Praça dos Bombeiros no dia 24 de setembro às 17 horas. A programação está sujeita a alterações em virtude de modificações climáticas.
Serão seis apresentações em diversos bairros de nossa cidade, onde será contada a história dos palhaços Didi e Gogo que querem ir trabalhar no circo do Senhor Godot. Para realizar o seu sonho terão que convencer os músicos Lucky e Pozzo, que também querem trabalhar no circo mas, sozinhos não conseguirão realizar esse desejo. Muitas confusões e trapalhadas estarão sendo apresentadas ao público.
Inspirado no texto “Esperando Godot” de Samuel Beckett, a companhia brinca e diverte o público que acompanha o espetáculo de rua Borogodô! que recebeu o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, este que tem o patrocínio da Petrobrás, a realização da Funarte e a produção dos espetáculos da Cida Planejamento Cultural e da Cia Mínima de Teatro, com financiamento da Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura.

Resumo da nova programação*
Dia 18/09 – 16 hs – Praça Monsenhor Ernesto Botton – B. Itararé
Dia 19/09 – 17 hs – Em frente a Capela Santa Catarian – B. Boi Morto
Dia 21/09 – 17 hs – Praça Clarimundo Flores – Bairro Rosário
Dia 22/09 – 17 hs – Próximo Av. Dores – Pq Itaimbé
Dia 23/09 – 10 hs – Praça Saldanha Marinho
Dia 24/09 – 17hs – Praça dos Bombeiros
* programação sujeita a alterações em caso de chuva.

Mais informações pelo telefone 55-3222-5522 ou 55-9614-1550 com Josias Ribeiro ou pelo e-mail producao@cidadecultura.com.br.




Josias Ribeiro
Cida Planejamento Cultural
55-9614-1550

Encontro sobre Sathya Sai Baba em Santa Maria


Dia 30 de outubro, a partir das 15h, no campus da UFSM, ocorrerá o Encontro Público sobre Sathya Sai Baba em Santa Maria. Na última quinta-feira, Sr.Agripino Lara veio divulgar o encontro no Espaço Aberto.
O evento contará com a presença dos Palestrantes Flávio Borges e Raúl Alberto Bocco.
Flávio Borges é doutor em física pela UFRGS e ex-presidente do Comitê regional e é atualmente vice-presidente da Organização Sai do Brasil.
Raúl Aberto Bocco é bacharel em físicaex-coordenador de vários grupos na região sul e é o atual presidente do Comitê Regional.

Mais informações: agrilara@pop.com.br e jurandiniz@smail.ufsm.br
telefones: (55) 9965 3570 e (55) 9159 6451
Saiba mais sobre Sathya Sai Baba

Sathya Sai Baba nasceu em 23 de novembro de 1926, numa pequena vila no sul da Índia, chamada Puttaparthi, no estado de Andhra Pradesh. Ele reside lá ainda hoje, recebendo milhares de visitantes do mundo inteiro em sua comunidade espiritual (ashram), chamada Prasanthi Nilayam, que significa "Morada da Paz Suprema" (shanti=paz, pra=suprema, nilayam=morada). De um pequeno salão rústico onde se reuniam para cantar e aprender os ensinamentos sagrados, em sua juventude, hoje Puttaparthi conta com estação de trem e até aeroporto, para receber o fluxo surgido do crescente e incessante movimento de pessoas que, ao ouvir falar sobre Sai Baba, manifestavam a vontade de conhecê-lo pessoalmente. Atualmente, Prasanthi Nilayam conta até com Planetário e Estúdio Digital, bem como um Estádio de Esportes, diversas residências, acomodações para os visitantes, refeitórios (ocidental e indiano), bem como o Templo principal, conhecido como Mandir, para a celebração de festividades, sendo também espaço para meditações e outras práticas espirituais. Apesar de muitos se aproximarem por curiosidade, o ashram, onde vive Sai Baba, não é um lugar turístico, e sim um local onde um grupo de pessoas está voltado para um objetivo comum, que é a obtenção da Paz Interior através de íntima comunhão com o sagrado, com o Divino. Visando a alcançar tal objetivo, busca-se colocar em prática as orientações de Sai Baba, tais como: silêncio, meditação, serviço altruísta, canto de nomes sagrados, autoquestionamento e amor incondicional. Recentemente, a quantidade de visitantes cresceu muito, tornando a simples visão de Sathya Sai um sinal de mérito. Nas festividades maiores, como o Natal, o Ano Novo, o Mahashivarathri e o Aniversário de Sai, conta-se aos milhares o número de hóspedes, aspirantes espirituais. Os relatos de quem esteve lá são responsáveis por essa tendência de aumento continuar, por refletirem um ambiente de muito crescimento em autoconhecimento e experiências fraternas. Todavia, freqüentemente se recorda também do clima severo da Índia, que, com seu calor intenso, faz sofrer muitos peregrinos desavisados. Nesse cenário estão presentes os maiores tesouros de Sathya Sai Baba: seus estudantes. Desde a educação infantil até o ensino superior, todas as instituições acadêmicas construídas ali trazem a grande marca da Educação Sathya Sai, centrada nos Valores Humanos em ação, e não meramente na memorização do conteúdo de livros. O ser humano verdadeiramente educado é amoroso. Sathya Sai propõe, e os resultados confirmam, que trabalhar na raiz do problema é o meio de se resolvê-lo: cultivando o coração dos seres humanos, desde pequeninos, quando ainda estão em sua pureza original, ministrando a sabedoria da Unidade de toda a Vida. Estes irão, adiante, naturalmente multiplicar o amor recebido. Missão "Vim para acender a chama do Amor em seus corações, para que ela brilhe dia a dia com mais esplendor. Não vim em benefício de alguma religião em particular. Não vim em nenhuma missão de publicidade para qualquer seita, credo ou causa, nem vim reunir seguidores para nenhuma doutrina. Não tenho planos para atrair discípulos ou devotos ao meu rebanho ou a algum outro rebanho. Vim para falar-lhes desta Fé Unitária Universal, deste Princípio Divino, deste Caminho de Amor, desta Ação de Amor, deste Dever de Amor, desta Obrigação de Amor." Sathya Sai Baba Hoje, Sathya Sai Baba é um líder espiritual reverenciado por pessoas do mundo inteiro, cuja vida e mensagem estão inspirando a milhões de indivíduos ao redor do globo para que levem vidas plenas de propósito e moralidade. Seus ensinamentos universais e atemporais, unidos à maneira em que conduz sua própria vida, estão atraindo inteligências e corações de adeptos de todas as religiões, bem como daqueles que, sem pertencer a nenhum grupo ou Instituição religiosa, têm sede de sabedoria e interesse em ampliar os horizontes de sua consciência. Definitivamente, Sai Baba não está tentando iniciar uma nova religião, e nem deseja dirigir seus devotos a nenhuma religião particular. Pelo contrário, ele suscita a continuarmos na religião de nossa escolha e/ou na qual fomos educados, porém, que sejamos praticantes sinceros. Em outras palavras: se você é cristão, que seja um bom cristão - se você é budista, que seja um bom budista - se é muçulmano, que seja um bom muçulmano - enfim, seja qual for sua religião, o importante é que seja bom e pratique os ensinamentos com sinceridade. Em essência, como Sai Baba diz, "Só existe uma religião, a religião do Amor."

CMDM no Espaço Aberto



Na última quinta-feira, durante o espaço do Conselho Municipal dos Direito da Mulher (CMDM), esteve presente Noemi de Vargas Rossi. Noemi é representante do Sindicato de trabalhadores rurais no CMDM e falou sobre as novidades que estas duas associações trazem às mulheres do campo.
Entre as novidades será feita em parceria com alunos da Faculdade Metodista (FAMES) uma pesquisa para se descobrir o perfil da mulher santamariense. E em seguida, será feita uma pesquisa para descobrir o perfil da mulher do campo, na região de Santa Maria. "O importante destas pesquisas é que assim, poderemos atender melhor às necessidades das trabalhadoras do campo", afirma Noemi. Há, ainda, cerca de 28 grupos de treceira idade do interior que se reúnem pelo menos uma vez por mês para atializações, palestras e integração. "Com os grupos, temos o objetivo de fazer a mulher do campo buscar seu espaço. E, felizmente, isso tem se propagado muito", conta.
No dia 22 de outubro, ocorrerá um Encontro de todos os grupos do interior. Será no Parque da Medianeira e terá uma programação envolvendo missas, motivações e união dos grupos de diferentes regiões.

Quer saber como fazer parte dos grupos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais?
envie um e-mail:
sitrusma@uol.com.br

quinta-feira, 14 de setembro de 2006

De Pequim especialmente para o Espaço Aberto

O terapeuta Volmir Raud está em Pequim ou ainda chamada por alguns, de Beijing. Ele pasará um mês na China aperfeiçoando seus estudos em terapias alternativas - bem, alernativas pelo menos para nós, ocidentais - . Mesmo estando lá, ele não deixou de enviar notícias. Na fotografia, a Praça Celestial.



Leia abaixo o e-mail que ele enviou para você!
"Estimada Salete e estimado radiouvintes,
Após já uma semana de curso aprofundamos muito o problema da obesidade. A china tem entorno de 6 milhões de obesos. Parece bastante mas diante de uma população de 1 bilhão e 300 mil até que não é tanto. Mas é uma das preocupações do governo para que este número não aumente. Uma das preocupações do governo a qual ele está investindo muito é do fator ingiênico é muito comum nos parques e ruas as pessoas guspirem no chão. as campanhas para uso do vaso de banheiro são frequente na TV . Parece algo anormal, acontece que eles não tinham esses hábitos e agora com a chegada das olimpiadas muita coisa está mudando. Mas voltando a obesidade, muitas experiências boas foram vistas aqui nestes dias. Resultados bons somente com uso da acupuntura e ervas aonde a pessoa chegou a perder um quilo por dia e o que é melhor, sentindo-se saciada, sem aquela vontade enorme de comer. Foi aprofundado muito como tratar gorduras localizadas e como os exercícios ajudam e conservam a pessoa magra e com mais saúde. Na noite de ontem tivemos a cerimonia de entrega dos certificados de conclusão da especialização o qual eu recebi do reitor da universidade o certificado e a partir de agora faço parte do conselho internacional de acupuntura. É mais um passo que estou dando importante para mim, mas importante para todas as pessoas que se tratam comigo. Este intercâmbio mundial irá ser um motor de aprodundamento e pesquisa. Aonde nos desafiará cada vez mais a procurar uma acupuntura cientifica visando a melhor qualidade de vida.
Abraço a todos.
Volmir
Pequim, setembro de 2006".

terça-feira, 12 de setembro de 2006

Como podemos afastar o sofrimento?

Por Lisiane Machado - Psicanalista
Nesta terça-feira, a psicanalista Lisiane Machado falou como afastar o sofrimento de forma simples a ao alcance de todos.
Sobre a Meditação É uma técnica auxiliar a terapia, trabalha a respiração – contribui para diminuir estresse e todos os distúrbios relacionados como dor crônica, dor, problemas cardíacos, diabetes, hipertensão arterial, entre outros. Sua prática regular leva a enfrentar a vida com mais estabilidade e clareza, reconhecer a realidade do momento como ela é, lidar melhor com a vida. Proporciona descanso físico, mental e emocional, aumento da capacidade de concentração, maior auto-liderança e auto-estima. Nós viemos para este planeta com todos os recursos necessários para viver bem. Mas nem sempre, sabemos buscar, enxergar ou utilizar esses recursos. Muitas vezes procuramos no lugar errado. Entramos em ciclos de dor e de sofrimentos os quais a psicanálise estuda de forma aprofundada.
Como manter a serenidade da mente?
Por exemplo, diante da morte, separação, desemprego, indecisão, angustia, falta de entendimento consigo e com a vida. Orientações:
* Manter uma visão positiva da vida. Aquilo que você acredita se torna uma realidade para você.
* Aceitar, sentir a dor, mas não casar-se com ela, algo que você possa entendê-la e se libertar.
* Viva um dia de cada vez. Não crie expectativas. Muitas pessoas realizam a jornada da vida mergulhada em ilusões, isso gera muitas frustrações e nos afasta da felicidade.
* Cuide de Você. A felicidade começa por nós.
* Ouça suas Respostas. Pense no que realmente você quer e reflita se os pensamentos e escolhas estão de acordo com seus desejos.
Compreender a conexão existente entre mente/corpo. O que uma doença significa para você? O que uma dor e o sofrimento estão querendo lhe ensinar?
Mais informações você, ouvinte, consegue
pelos telefones da Clínica Mente Feliz
55 3026 8301
55 8401 3014
sos@mentefeliz.com.br

segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Código de Proteção e Defesa do Consumidor

"O consumidor deve ser tratado com respeito, independente do estado de espírito momentâneo de quem o atende".

A edição do programa de hoje, no quadro "Defesa do Consumidor" contou com a presença do advogado Juliano Piccolato, do escritório Bisogno e Piccolato advogados.


Entre em contato com Dr. Juliano Piccolato pelos telefones
(55) 3027 1027
(55) 84 04 2662
Não conseguiu ouvir o programa?
Acompanhe Dúvidas comuns sobre o assunto tratado
A empresa pode deixar de prestar o serviço por falta de pagamento?
Resposta: Sim, salvo em casos extremos. A concessionária pode suspender parcialmente o serviço (30 dias de inadimplência), suspender totalmente (60 dias de inadimplência) ou rescindir o contrato (90 dias de inadimplência). Entretanto, a empresa deve entrar em contato com o consumidor no máximo em 15 dias após o vencimento do primeiro documento de cobrança para informar-lhe sobre a possibilidade da suspensão do serviço por falta de pagamento.

O consumidor que não paga a conta do telefone pode ter seu nome incluído em algum cadastro proteção ao crédito (SERASA e SPC, por exemplo)?
Resposta: O consumidor pode ter seu nome incluído em cadastros de proteção ao crédito pela concessionária somente após decorridos 90 dias do vencimento da cobrança. Antes é ilegal.

A empresa pode se negar a parcelar o meu débito?
Resposta: Não há lei que obrigue as concessionárias ou quaisquer empresas a parcelar o débito existente. Sendo assim, o consumidor deve tentar um acordo para melhor solucionar o seu problema caso não tenha como quitar a sua dívida à vista.

Discordando o consumidor de algum valor cobrado, a conta deve ser paga?
Resposta: Havendo dúvida em relação a algum valor, o consumidor tem o direito de questioná-lo em face da concessionária e somente efetuar seu pagamento após comprovação da prestação do serviço. A reclamação pode ser apresentada por escrito ou verbalmente em qualquer posto de atendimento da empresa ou por qualquer meio de comunicação à distância (telefone, internet e fax).