sábado, 30 de janeiro de 2010

Tudo muda!

Giovani Cherini assume presidência da Assembleia
Eleição respeita acordo firmado entre deputados
O deputado Giovani Cherini (PDT), 49 anos, assume na manhã deste sábado a presidência da Assembleia Legislativa.

Cherini é conhecido como campeão de projetos de lei. Apresentou 680 propostas em 15 anos, mas apenas 101 viraram leis estaduais — entre elas o Dia do Gremista e o Dia do Terapeuta Holístico, profissão com a qual ele tem intimidade. O deputado tem formação em reiki, neurolingüística, namastê, ontopsicologia, educação emocional e cibernética social.

Em seu quarto mandato, Cherini assume a presidência em busca da despedida: na eleição de outubro, buscará uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília.

A eleição de Cherini respeita um tradicional acordo firmado pelos deputados no início de cada legislatura. Conforme o combinado, as quatro maiores bancadas têm direito de exercer a presidência por um ano. Os demais partidos recebem cargos menores na mesa diretora e na presidência de comissões da Casa. Indicado pelos colegas do PDT, Cherini fecha o atual rodízio. Antes do pedetista, representantes das outras três bancadas de maior representação (PT, PMDB e PP) ocuparam a cadeira.

O deputado Ivar Pavan, que neste sábado entrega o cargo a Cherini, foi o primeiro petista a assumir a presidência com a aprovação dos colegas.

Nascido em 23 de junho de 1960, no então distrito de Soledade — atual município de Mormaço —, Cherini ingressou na vida pública por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade, que presidiu por seis anos. Antes disso, trabalhou em três cooperativas e na Federação das Cooperativas de Trigo e Soja (Fecotrigo). Filho de pequenos agricultores, fez curso superior em Tecnologia Agronômica, na Unijuí, e completou pós-graduações em Israel e na França.

Filiado ao PDT desde 1989, sofreu duas derrotas eleitorais antes de conquistar uma cadeira na Assembleia pela primeira vez em 1994.

Nenhum comentário: