segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Ajude e Aprenda


Nos dias 27, 28 e 29 deste mês, Santa Maria recebe o professor Sebastião Alves Garcia, de São Paulo, para ministrar um curso gratuito de modelagem, traçado e corte, que ensina técnicas de costura. O curso do projeto "Ajude e Aprenda" está sendo promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sesc.
O curso ensina costura de roupassociais, de malha, roupa de banho, lingerie, infantil, entre outras. O objetivo é incentivar a independência financeira, pois quem faz o curso pode montar sua própria confecção. As inscrições já estão abertas no Sesc.
Os interessados deverão levar dois quilos de alimento não-perecível, que será doado ao programa Mesa Brasil.
Local de inscrição: Sesc, na Avenida Itaimbé, nº 66 - informações pelo telefone 3223-2288.
fonte: Prefeitura de Santa Maria

Dia Internacional da Não-Violência

O dia 25 de novembro é uma data importante para as mulheres, principalmente para as que sofrem ou sofreram algum tipo de violência. Em Santa Maria, a data será comemorada com uma caminhada. A iniciativa, uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Santa Maria, através da Comissão da Mulher Advogada, acontece no sábado, dia 24, com saída às 10 horas em frente Caminhada vai marcar o Dia da Não-Violência contra a Mulher à sede da OAB e chegada na Praça Saldanha Marinho. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência é um fenômeno passível de prevenção. Mesmo à revelia dos avanços na legislação de proteção aos Direitos Humanos, é um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade contempânea
profundamente desigual econômica e socialmente. A violência contra a mulher é uma questão
histórico-cultural, social, de saúde pública e uma das formas mais perversas de discriminação. Fere os direitos humanos, destrói sonhos e afeta a dignidade. O dia 24 será para lembrar, protestar, mobilizar e divulgar os direitos constitucionais que contribuem para combater a violência contra a mulher. Durante a caminhada, será distribuída uma cartilha com informações sobre a Lei 11.340/2006 - Lei Maria da Penha. Atrações artísticas farão parte da programação
do evento.

Dia da Bandeira


A quinta e última bandeira do Brasil veio com a Proclamação da República. A bandeira do Brasil foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Ela é inspirada na bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, com a esfera azul-celeste e a divisa positivista Ordem e Progresso no lugar da coroa imperial, deve-se a Benjamim Constant que o sugeriu a Raimundo T. Mendes. A expressão foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Dia Internacional da Tolerância


Hoje, dia 16 de novembro, é comemorado o dia Internacional da tolerância. Precisamos mais do que nunca desenvolver diálogos que contenham, de fato, a noção e a vivência da igualdade e da tolerância. Lembrando sempre que não se há de tolerar o intolerável, isto é, tudo aquilo que atente contra a dignidade e a vida humana, contra os direitos humanos em geral.