quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Visita do IPA


Nesta quarta-feira, estiveram presentes a professora Carmem Andrade e o Diretor Acadêmico da Rede Metodista de Educacação do Sul , Francisco Cetrulo Neto.
Eles comentaram sobre o processo que a FAMES está passando em se integrar IPA
através da Rede para formarem no futuro a primeira Universidade Metodista do Sul. Além disso, os professores lembraram do vestibular de verão especial que ocorre dia 29 de janeiro.

Mais informações em www.imc.br/vestibular


Confira a agenda:


Inscrições via Internet
De 11/12/06 à 26/01/07
R$ 35,00
http://www.metodistadosul.edu.br/


Oficina de Redação Santa Maria
26/01/2007
Das 19h às 23h
Auditório Alice Denison (FAMES)

Prova
29/01/07
Das 19h às 21h
No campus IPA, na Faculdade Metodista de Santa Maria (Rua Dr. Turi, 2003, em Santa Maria).


Divulgação dos Aprovados
30/01/2007
A partir das 12h
http://www.metodistadosul.edu.br/
Matrículas

Campus IPA Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80 - Rio Branco - Porto Alegre
(FAMES) Faculdade Metodista de Santa Maria Rua, Dr. Turi, 2003, Santa Maria

domingo, 7 de janeiro de 2007

Previsão do Mês

PREVISÃO JANEIRO DE 2007

Áries - 21/3 a 20/4

Começar, iniciar, mexer, sacudir a mesmice: o início do ano encontra você com vontade de se aninhar entre as pessoas que ama para se sentir mais confortável e seguro. A Lua cheia em Câncer logo no dia 1º aumenta sua consciência de que é preciso começar 2007 abandonando fórmulas batidas. A Lua cheia dá a partida para essa revisão de hábitos e o Sol em sextil com Urano, do dia 1º ao dia 3/1, traz muita inspiração para você iniciar o ano com originalidade.

Em 2007, você se distinguirá pela capacidade de ser persistente e ir atrás de um sonho. Neste começo de mês, a concentração será fundamental para isso. Marte em trígono com Saturno garante sucesso, mas com muito suor, de 7 a 9/1. Trabalhe nas suas prioridades.

As fases lunares de janeiro serão essenciais para os quatro signos cardinais do zodíaco, e Áries é um deles. Fique atento às suas escolhas, porque elas terão conseqüências nos próximos meses.

Toda a segunda quinzena de janeiro recebe a vibração tensa de um aspecto social importante: o planeta Júpiter em quadratura com Urano, que de 15 a 30/1 requer senso de direção para fazer as mudanças, cortes e transformações necessárias neste momento. Sua mente se abrirá ainda mais, mas será preciso manter a direção da fé e da intenção bem clara.

Volte os olhos para as questões humanitárias e cooperativas na terceira semana do mês, porque daí virá a sabedoria. O Sol em Aquário a partir de 20/1 garante luz para você nesse sentido.

Touro - 21/04 a 20/05

Já que este é o primeiro mês de 2007, que tal planejar o ano e incluir em sua agenda uma boa dose de diversão e alegria? Devido ao longo trânsito de Júpiter por Sagitário e à trajetória de Saturno por Leão, você precisará de mais tempo para relaxar e curtir a vida. Faça isso desde já e aproveite a energia do Sol em Capricórnio até o dia 20/1.

A surpresa e a originalidade serão seus pontos fortes neste mês. Aposte neles. Marte em sextil com Netuno desde o dia 1º e Sol em sextil com Urano do dia 1º ao dia 3/1 são fontes de inspiração nesse sentido.

Um aspecto passageiro de Mercúrio nos dias 8 e 9/1 abre uma janela astral para que você se sensibilize com o mundo, com seu futuro e com suas esperanças. Procure se conectar com suas aspirações e rever os passos que precisa dar para alcançá-las. Marte em Capricórnio, a partir da segunda quinzena, é uma ajuda extra no setor educacional e funciona como um pontapé inicial para uma viagem.

A fé e a espiritualidade estarão fortes e serão fontes de segurança, garantindo a você bom senso para escolher e decidir. A Lua nova em Capricórnio, no dia 19/1, será excelente para você meditar a respeito de sua fé e de como ela i ajuda a ter uma base firme.

Com a Lua crescente em seu signo, no dia 25/1, cuide-se em todos os sentidos e leve a sério suas fragilidades.

Gêmeos - 21/05 a 20/06

O primeiro mês do ano anuncia tendências contraditórias. Por um lado, você estará mais sociável. Por outro, terá a consciência de que chegou a hora de deixar de lado as atividades supérfluas e aumentar sua autoconsciência. Janeiro é o momento para remover obstáculos mentais, que o impedem de crescer como ser humano, deixando para trás relações viciadas e descobrir novas cores no mundo que o cerca.

O mês começa bem para você, com Vênus em um signo de elemento ar como o seu a partir do dia 4/1. Isso é sinal de uma forte inclinação para viajar e quebrar a rotina, especialmente com Mercúrio em sextil com Urano mantendo sua mente ágil e alerta.

Também é importante resguardar momentos de interioridade e solidão, que serão benéficos para você na primeira quinzena do mês. Tempere tudo com muita sabedoria. Peça auxílio para especialistas em todos os campos, pois você crescerá com outras pessoas. Júpiter o ajuda a formar novas relações que irão expandir sua visão de mundo.

Mercúrio em Aquário sinaliza que você terá facilidade de se entender com pessoas jovens e com idéias novas, sem se distanciar da sabedoria acumulada por sua experiência de vida. O Sol e Saturno, porém, anunciam a importância de ir devagar, pesando as palavras e testando todos os caminhos.

Tudo ficará mais fácil a partir da terceira semana do mês, quando você conta com mais criatividade e poder de expressão. Inspiração e foco serão seus aliados nos estudos e nas conquistas. No fim de janeiro, a quadratura entre Júpiter e Urano começa a se desmanchar e você encontra meios de equilibrar a força que o puxa para o mundo e atender a vontade de mudar suas ambições, dando adeus a aspirações que não fazem mais sentido.

Câncer - 21/06 a 21/07

Os cancerianos começam o ano sob o impacto da Lua cheia em seu signo, bem no dia 1º de janeiro. Ela simboliza a urgência de você se cuidar e dar prosseguimento a tudo que prometeu cumprir nesse novo ciclo. Comece pela postura, pela saúde e por seus interesses pessoais.

Com quatro mudanças de Lua em signos cardinais, a pedida é movimento. A necessidade de mudar prioridades começa depois da Lua nova em Capricórnio, no dia 19/1, que libera energia para você perseguir alianças mais eficientes e sólidas.

O Sol ingressa em Aquário no dia 20/1 e ilumina suas dúvidas. Delas nascerá a consciência de que é preciso dizer adeus a uma situação, talvez confortável, mas que o impede de crescer ou de encontrar seu destino. As crises de consciência virão para ajudar você a encontrar uma saída.

Na segunda quinzena há a quadratura de Júpiter e Urano. Você precisará se adaptar ao novo. Os efeitos não serão sentidos no mundo concreto, mas mexerão bastante com suas crenças. A mudança de orientação será a solução para você seguir mais tranqüilo. Um evento inesperado obriga a mexer nas certezas. Esta é a possibilidade, especialmente que Sol ingressar em Aquário, no dia 20/1.

Vênus em oposição a Saturno de 21 a 23/1 é um sinal de que seus valores precisam ser ajustados ao presente. Mas aja de acordo com seu ritmo natural, porque essas mudanças serão lentas e pequenas, mas servirão de base para outras, maiores, que estão por vir. Só não vale ficar parado: a recusa em reconhecer que é preciso mudar seria prejudicial nesse momento.

Leão - 22/07 a 22/08

Pressionado por compromissos importantes e que somente você pôde resolver, foi difícil encontrar tempo para dedicar a si mesmo em 2006. Mas 2007 chega com calma e um clima bom para reorganizar a agenda e rever suas prioridades. Com Saturno avançando e retrocedendo em seu signo até meados de outubro do último ano, agora o melhor é respeitar seus limites, levar a sério a experiência que você acumulou e se dedicar a incluir mais diversão e prazer em sua vida.

No céu, seus planetas pessoais transitam signos que ativam suas áreas de relacionamento. Você começa a descobrir melhor com quem pode compor. Faça suas escolhas e siga seu coração, que nunca se engana!

Na segunda quinzena, pode haver muita atividade em sua casa. O movimento estará relacionado com heranças e imóveis. Sua intervenção deverá ser pautada pela iniciativa, com sangue frio e autocontrole. Assim você evita que seus interesses e princípios sejam abalados.

Com a tensão entre Júpiter e Urano, você fica muito ligado em tudo que pode aumentar seu controle sobre a própria vida. A lista inclui conquistas importantes em todas as áreas, mas você precisa aprender a fluir com o ritmo do mundo. Este é o sentido da tensão celeste em curso nesse período. Incorpore as transformações, aceite as mudanças e tenha uma postura leve em relação à vida, que sempre traz surpresas, por mais que você ache que possa antecipar tudo.

Virgem - 23/08 a 22/09

O primeiro mês de 2007 começa com muita inspiração! O Sol em Capricórnio representa a chance de efetivar promessas, realizar ambições e mudanças de longo prazo, especialmente no âmbito da vida íntima.

A partir da segunda quinzena de janeiro, Urano e Júpiter armam uma tensão celeste que vai até o fim do mês. Esse aspecto é importante para você porque o confronta com o desejo do mundo, obrigando-o a se adaptar ao que é não tem ordem e a incorporar novas ondas. Elas o deixarão intrigado e o levarão a repensar suas certezas e a rever seus caminhos. Você precisará adotar uma postura menos controlada e racional, usando mais a intuição.

O desejo falará alto em suas decisões, especialmente depois que Marte ingressar em Capricórnio, no dia 16/1. Isso é um estímulo a mais para você lutar para ser respeitado. Vênus e Netuno podem distorcer suas expectativas em relação à vida doméstica e privada nos dias 18 e 19/1.

Com a Lua crescente em Touro no dia 25/1, começa a última semana de janeiro, a mais proveitosa para explorar novos horizontes e saborear a vida.

Libra - 23/09 a 22/10

Na primeira semana, o que fica em pauta é o rumo que você deve tomar para alcançar suas ambições e ter o sentimento de estar vivendo a vida que gostaria de ter. O que é muito apropriado para a primeira semana de um ano novo. A culpa é da Lua cheia em Câncer, que ocorre no dia 1º de janeiro e vem com essa força toda!

Libra é um signo cardinal e isso significa que você pode colocar a vida em movimento e gerar mudanças com o impulso de existir e criar. Janeiro é um dos meses do ano em que a natureza empreendedora do libriano fica mais forte e desperta graças à força poderosa de Capricórnio, signo de concepção de Libra.

O trânsito de Vênus, seu planeta regente, por Aquário, vibra no plano da mente, da razão e do raciocínio e fala de um prazer intenso em pensar soluções e estudar suas perspectivas para então fazer escolhas. Uma força suavizada, inteligente, sofisticada e inclinada à vida social ajuda você a levantar estruturas e a tomar decisões, desafiando seus próprios limites.

Nesse sentido, são estratégicas as quatro mudanças de Lua que ocorrem em janeiro. E lembre-se: tudo que você iniciar agora será revisto e aprimorado em abril e em setembro de 2007.

Escorpião - 23/10 a 21/11


O ano de 2007 começa a seu favor. Júpiter em Sagitário anuncia uma atitude pessoal mais confiante. Em contrapartida, essa segurança pode acentuar o lado impositivo de sua personalidade.

Procure decidir em conjunto, porque atitudes individuais serão vistas como ameaçadoras, colocando você em posição inferior. Aproveite o trânsito do Sol em Capricórnio para melhorar sua comunicação com o ambiente. Você pode apostar em estudos e viagens.

Seu lado visionário estará intenso este mês, especialmente após o dia 20/1, quando o Sol ingressa em Aquário e ilumina sua alma com a sabedoria coletiva. Nesse momento, com Mercúrio em sextil a Júpiter, você deve seguir sua curiosidade sobre a vida, pois ela pode mudar suas aspirações. Mudanças inesperadas farão com que você mude rapidamente de posição e enfrente o que vier com segurança.

Sagitário - 22/11 a 21/12

Você entrará em 2007com o pé direito. A Lua cheia abre o primeiro dia do ano, que será marcante para você. O Sol em sextil com Urano até o dia 3/1 e Marte em sextil com Netuno no dia 1º inspiram e dão um toque mágico no clima à sua volta.

Entusiasmado com seu regente Júpiter em seu signo e com os excelentes aspectos de Vênus em Aquário, aproveite para agendar um momento de espiritualidade mais intensa. Busque a descoberta filosófica e faça uma viagem de peregrinação para um local em que você possa ampliar sua mente e escutar o chamado do seu espírito. Mercúrio em sextil com Urano nos dias 3 e 4/1 favorece viagens e a troca de informações.

Vênus em sextil com Júpiter de 11 a 13/1 anuncia uma boa troca com o ambiente, favorecendo as peregrinações, os passeios e as mudanças. Enriqueça sua vida com momentos de descoberta e entendimento. Eles terão o poder de mudar o quadro de seu presente.

Mercúrio em Aquário depois do dia 15/1 será estratégico no sentido de revelar idéias originais e inovadoras, que você poderá aplicar no cotidiano. Talvez seja uma questão de honra mostrar como você é firme e perseverante, mas será que isso precisa ser feito com todo mundo? Cuide para não cometer atos gratuitos e desnecessários nesse momento.

Quando o Sol ingressar em Aquário, na terceira semana do mês, começa um dos períodos do ano de maior interioridade. É chegada a fase de se desapegar das aparências e das prisões, fixando-se na essência de suas intenções. Um banho de luz irá esclarecer suas dúvidas. Quando Vênus formar oposição com Saturno, de 21 a 23/1, você será obrigado a encarar a realidade de algo que está acabando. A transformação é algo íntimo de seu signo. Recupere o fôlego e siga em frente, porque haverá outros motivos para celebrar a vida durante 2007.


Mais intimidade e tempo para resgatar sonhos, cuidar da casa e estreitar os vínculos com sua origem são as pedidas para a segunda quinzena de janeiro. Ilumine seus projetos antigos sem se deixar levar por ilusões. Olhe com cuidado para a realidade e se posicione nela quando Mercúrio ficar conjunto a Netuno, de 25 a 27/1. Nesses dias, seu realismo pode falsear por uma tradução errada dos sinais da vida.

Capricórnio - 22/12 a 20/01

O Sol em seu signo ilumina sua vitalidade e aumenta seu encanto. Este é um mês privilegiado para você se conectar consigo mesmo.

Como ocorre com os outros signos cardinais, que inauguram as quatro estações, Capricórnio ilumina o primeiro mês de 2007. Janeiro será movimentado. As quatro fases da Lua acontecem em signos cardinais e sinalizam o caráter simbólico das mudanças que se darão este mês.

A Lua nova em Capricórnio, no dia 9/1, marca o momento de você se recolher para se cuidar e se proteger, conectando-se com suas necessidades e estabelecendo os meios de alcançar o que é importante. Não perca esse dia, medite e se inspire!

Você também precisará tomar decisões urgentes em relação à sua família, exercendo uma liderança indesejada. Carregar a responsabilidade dessas decisões pode não ser gostoso, mas você será a única pessoa capaz de avançar sem medo nessa direção.

Marte em seu signo é sinal de que na segunda quinzena de janeiro você corre atrás do que não fez e que significa autonomia e independência. Competitivo, audaz e com sangue frio, você deverá tomar cuidado apenas para que a desconfiança não exceda a análise nas decisões que for tomar. Do dia 21 ao dia 23/1, um aspecto de Mercúrio com Júpiter ajuda você a fazer escolhas sob a luz inovadora de Aquário.

Nos últimos dias de janeiro, Mercúrio oposto a Saturno aponta o perigo de você se enganar com promessas. Evite vez repetir os erros de 2006!

Aquário - 21/01 a 19/02

Os aquarianos começam o ano vivendo seu período de revisão, que desta vez é intenso e agita sua alma. Até que o Sol ingresse em Aquário, no dia 20/1, você ficará menos conectado com as demandas cotidianas e mais ligado em sua vida pessoal.

Busque apoio na sua comunidade. Até mesmo novos amigos podem ajudá-lo a encontrar saídas para suas dificuldades. Fique de olho no seu equilíbrio pessoal. Anote os sonhos e espere revelações e simbolismos que o ajudarão a entender este momento. Essa tendência fica muito forte nos dias próximos à Lua nova em Capricórnio, que ocorre em 19/1.

A hora certa de decidir a respeito de uma viagem ou um curso é na segunda quinzena de janeiro. Excelentes aspectos astrológicos sinalizam a possibilidade de avanço e agilidade. Mercúrio ingressa em Aquário no dia 15/1 e eleva seu poder de atração, sinalizando a emergência de sua inteligência como um fator de destaque.

Para os aquarianos que gostam de curtir sua casa, a Lua crescente em Touro no dia 25/1 termina o mês com uma vibração familiar, boa para dar um toque de aconchego ao lar. Quem decidiu viajar pode voltar cheio de idéias para deixar a vida doméstica mais bonita e gostosa. Uma fase de hospitalidade floresce com força a partir daí.

Atenção ao fim do mês, com Mercúrio oposto a Saturno atrapalhando seu caminho. Não insista em querer que suas idéias sejam acatadas pelos outros!

Peixes - 20/02 a 20/03

Os piscianos, que andam cada vez mais irreverentes e enigmáticos, começam o ano de 2007 sob o ritmo quente e emotivo da Lua cheia em Câncer, que inunda suas almas com o poder de conquistar, encantar, se divertir e se alegrar junto às pessoas queridas.

Planeta da comunicação e da mente, Mercúrio ingressa em Aquário no dia 15/1. Seu poder de criar, inovar e inventar cresce, mas de forma discreta, longe dos olhares e das segundas intenções, que podem roubar suas idéias. Marte ajuda com mais alegria, garra e entusiasmo em sua vida.

Suas esperanças serão postas à prova entre 11 e 17/1, mas você terá tempo de corrigir e dar nova direção a algumas delas. É só não se fiar demais na inspiração, pois ela estará um pouco distorcida.

O grande segredo de janeiro é driblar a tensão entre Urano e seu regente Júpiter, que vibra até o fim do mês. Você quer mudança e liberdade para agir. Novas verdades emergem com força e você percebe essa mudança. Mas a pressão para manter uma imagem o obriga a dizer não a essa força de renovação. Isso cria um clima de distração e nervosismo, prejudiciais em todos os sentidos.

Aproveite o excelente aspecto de Mercúrio e Júpiter, de 21 a 23/1, para pensar maneiras de equilibrar essa tensão. Busque através da racionalidade um meio de realizar seus desejos sem agir de forma destrutiva e irresponsável.

Contando com a aura magnetizadora de Vênus em seu signo a partir do dia 28/1, você vive um período de revisão de vida mais ameno e menos conturbado do que em 2006. Mas não voe alto demais, fixando-se nas conquistas que podem pavimentar seu cotidiano de certezas menores, mas confiáveis. A Lua crescente em Touro no dia 25/1 dá o sinal verde para as tarefas criativas e expressivas, melhorando seu relacionamento mental com o mundo.


Clube Amigos dos Animais


O Clube Amigos dos Animais existe há mais de 18 anos em Santa Maria. Ele pretende erradicar as zoonoses em animais domésticos e controlar de forma humanitária o superpopulação de cães e gatos nas ruas.

A médica veterinária Marlene Nascimento esteve presente para falar de idéias novas e projetos que o Clube Amigos dos Animais têm se envolvido.


Saiba mais em:
ou pelo telefone (55) 3222 3791

Pedro Dornelles no Espaço Aberto


O Advogado Pedro Dornelles vem ao Programa Espaço Aberto sempre a cada dois meses. Ele trabalha muito no direito dos aposentados juntamente com a advogada Lia Sartori e a Associação Cabelos de Prata com seu presidente, Plínio Urbanetto. Dornelles sempre responde às perguntas dos ouvintes e dos associados.


Entre em contato com a Associação Cabelos de Prata
(55) 3222 9502